J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
36-Informação Paroquial de 30-08 a 06-08 de 2015 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO  PAROQUIAL  DE 30  AGOSTO   A  06 SETEMBRO  2015

 

01.  Festa em Honra de Senhor dos Aflitos no Calvário – Dias 29,30, 31 de Agosto.

·         Domingo 30 de Agosto;

·         Celebração Eucarística, às 09: 00horas.

·         Missa Solene em louvor do Senhor dos Aflitos, às 11:00 horas

·         Majestosa Procissão, às 17:30 horas.

·         Segunda-Feira 31 de Agosto;

·         Missa em Ação de Graças, pelos Benfeitores da Capela do Senhor dos Aflitos, às 10 horas.

 

02.  Casamentos para 2016 – Marcação de Casamentos a partir dia 01 de Setembro no horário 17:00h às 19:30h no Cartório

 

03.  Festas em Honra de S.Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário 2015Peditório por toda a Paróquia começa a 29 de Agosto. Os irmãos da Confraria do Rosário, vão começar a visita às Famílias, levando o Programa, convidando para a Festa e recolhendo as ofertas, para a Festa Nossa Senhora do Rosário, S.Cosme e S. Damião. Dentro das nossas possibilidades, sejamos bons acolhedores. A Sra. Rosário e os nossos Padroeiros, alcancem para todos os Bens temporais fundamentais, como trabalho, saúde e a Graça do Senhor para todas as nossas Famílias.

 

04.  GAC. (Grupo de Animação e Cultura)Reunião com os Guias dos autocarros da Peregrinação a Fátima – Dia 3 de Setembro às 21:30h.

 

05.  Procissão de Velas do Monte Crasto para a Matriz – Dia 04 de Setembro às 21:30h. Início no Monte Crasto, com os Passos de Maria santísisma. E assim abrimos as Grandes Festas do Rosário.

 

06.  CINCO PRIMEIROS SÁBADOS NO MONTE CRASTO:Sábado, 05 de Setembro no Monte Crasto – Devoção dos CINCO PRIMEIROS SÁBADOS – Rosário às 17h, Seguindo-se a Missa às 17:30h E Meditação como Pediu Nossa Senhora.

 

07.  PRÓXIMA BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDASDIA 05 DE SETEMBRO, às 18,40h – Na Igreja Matriz de Gondomar/S. Cosme. Agradecemos que façam inscrição prévia:

 

08.  EPM - Escola Paroquial de Música. Abertas as inscrições para as aulas de Música:dias 5 e 6 de Setembro

 

09.  Peregrinação a Fátima dia 06 de Setembro de 2015- Inscrições na Igreja Matriz e Centros de Culto - Prazo de Inscrição até 30 de Agosto.

 

10.  Dia de Retiro com Mensagem de Fátima: Dia 12 de Setembro.TEMA:”Santificados em Cristo”-Orientado Por: Irmã Ângela Coelho, Postuladora dos pastorinhos, da Aliança de Santa Maria. Este retiro é para todos em Geral. Vamos participar, façam a Inscrição nos Centros, onde se encontram fichas de Inscrição ou na Igreja Matriz.

 

          Programa

·         09:30h – Acolhimento

·         10:00h – Oração da manhã

·         10:30h – 1ª Palestra

·         12:00h – Adoração

 

·         13: 00h - Almoço

·         14:30h – 2ª Palestra E

·         15:30h – Plenário

·         16:30h - Eucarístia

 

 

11.  NOVOS PÁROCOS NA VIGARARIA DE GONDOMAR:

 

De Jovim e Covelo sai o Reverendo Sr. Padre Abílio de Sousa Rodrigues. Entra ao Serviço destas Comunidades o Reverendo Sr. Padre José Avelino Torres Moreira. Entra no Dia 06 de Setembro: 15H em Jovim e 17h em Covelo.

 

De Melres e Medas sai o Reverendo Sr. Padre Carlos Armindo Felgueiras. Entra ao Serviço das duas Comunidades o Reverendo Sr. Padre António Augusto Teixeira de Sousa. Entra no Dia 13 de Setembro: 16h em Medas e 18h em Melres.

 

A quem sai, aos que chegam, desejamos as maiores Felicidades. A Vigararia está grata a todos.

 

ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

12.  Reunião de Leitores – Dia 7 de Setembro, às 21:30h.

 

13.  TENDA DA AMIZADE – Eventos na Tenda da Amizade: Reabrem Novamente após as férias, dia 12 de Setembro com a Zona de Aguiar. Vamos retomar com zelo cristão a conclusão do Centro Pastoral. Logo pela manhã Feirinha – refeições Take Away na hora de almoço.Jantar com animação e algumas surpresas:de Saberes e Tradições do Povo de Aguiar.Venha conviver e traga consigo um amigo.

 

14.  Festa Nossa Senhora das Dores : Dia 12 Sábado, Rosário Recitado às 18:15h, pela Confraria do Rosário na Matriz  – Missa de Ação de Graças a Nossa Senhora das Dores dia 13 de Setembro Às 11:00h na Igreja Matriz.

 

15.  Monte Crasto – Missa de Ação de Graças a Nossa Senhora todos os Dias 13 de Cada mês. Sendo ao Domingo, adia para Segunda às 0.830h.

 

16.  A Assembleia Paroquial do passado Dia 15 de Julho, aprovou o Estudo Prévio da Conclusão do Centro Pastoral Paroquial que saiu no Caminhando da Páscoa e está na Diocese para Apreciação do Sr. Bispo, D. António. Louvamos ao Senhor, que se manifestou naquela Reunião e redefiniu o Rumo da nossa Paróquia. Obrigado a todos os que participaram.

 

17.  Inicio da Catequese em toda a Paróquia – Dia 19 de Setembro

 

18.  A nossa Casa Comum – Cuidar da Criação – Encíclica do Papa Francisco sobre a Criação. Carregue Aqui.

 

MISSAS DOMINICAIS E Á SEMANA NANOSSA IGREJA MATRIZ

RETOMAM O HORÁRIO NORMAL

    

            A partir Setembro 2015 – Temos as seguintes Missas na Matriz:

 

SÁBADO: 16;30H E 19;00H   

 

DOMINGO: 07;30H - 09;30H - 11;00H   19;00H:

 

OBS: no Domingo dia 6 de Setembro          

             não haverá a Missa das 19:00h

 

                                    À SEMANA  

·         De Terça a Sexta – às 08,30h

·         Terças e Sextas – Segunda Missa às 19h

 

Durante dois Anos teremos também Missas às 19h,

na Terça e Sexta, em regime experimental.

 

DOMINGO XXII DO TEMPO COMUM – ANO B – EVANGELHO Mc7, 1-8.14-15.21-23


Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral não comem sem ter lavado cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre – Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?». Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Depois, Jesus chamou de novo a Si a multidão e começou a dizer-lhe: «Escutai-Me e procurai compreender. Não há nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro. O que sai do homem é que o torna impuro; porque do interior do homem é que saem as más intenções: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez.Todos estes vícios saem do interior do homem e são eles que o tornam impuro».

Palavra da salvação.

Comentário à Liturgia dominical: http://ecclesia.pt/

Fontes de Apoio à vivência da liturgia Diária: Secretariado Nacional de Liturgia.

 

Comentário à Liturgia Dominical e diária: http://www.dehonianos.org/portal/default.asp

Meditação Diária - em formato Áudio – sobre a Palavra do Senhor: http://www.passo-a-rezar.net/

 

 

Α -------------------------------------------------- M-XP --------------------------------------------------

RUMO AO JUBILEU DOS CEM ANOS DE FÁTIMA

 

NESTA SEÇÃO, IREMOS COLOCANDO ALGUNS ITENS, RELATIVOS A NOSSA SENHORA, FÁTIMA E A VERDADEIRA DEVOÇÃO MARIANA, COMO CAMINHO PARA JESUS, NA IGREJA E NA EUCARISTIA.

E OUTROS SUBSÍDIOS DE VIVÊNCIA E PREPARAÇÃO

NESTE TRIÉNIO 2014-2015-2016.

 

ANO MARIANO 2017: Fátima e Aparecida no Brasil, geminadas

 

·         300  Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Brasil

 

·         100 Anos das Aparições de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima

 

__________________________________________________________________________

 

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
 «SIGNUM MAGNUM»


DE SUA SANTIDADE PAPA PAULO VI 
CONSAGRADA AO CULTO DA VIRGEM MARIA,
MÃE DA IGREJA  E MODELO DE TODAS AS VIRTUDES

II

DEVOTA IMITAÇÃO DAS VIRTUDES DE MARIA SANTÍSSIMA

A verdadeira devoção a Maria Santíssima leva à imitação das suas virtudes

Maria, nova Eva, Aurora do Novo Testamento

10. Se pois contemplarmos a humilde Virgem de Nazaré na auréola das suas prerrogativas e das suas virtudes, vê-la-emos refulgir ao nosso olhar como a «Nova Eva», a excelsa Filha de Sião, o vértice do Antigo Testamento e a aurora do Novo, na qual se realizou a «plenitude do tempo» (Gal 4,4), predestinado por Deus Pai para enviar o Seu Filho Unigénito ao mundo. Na verdade, a Virgem Maria, mais do que todos os patriarcas e profetas, mais do que o «justo e piedoso» Simeão, implorou e obteve «a consolação de Israel ... o Messias do Senhor» (Lc 2, 25-26), e saudou a sua vinda com o hino do «Magnificat», quando Ele desceu ao Seu castíssimo seio, para nele assumir a nossa carne. Por isso, é em Maria que a Igreja aponta o exemplo do mais digno modo de receber no nosso espírito o Verbo de Deus, consoante a luminosa sentença de S. Agostinho: «Mais bem-aventurada, pois, foi Maria em receber Cristo pela fé do que em conceber a carne de Cristo. A consanguinidade materna, de nada teria servido a Maria, se Ela não se tivesse sentido mais feliz em acolher Cristo no seu Coração, que no seu seio». E ainda é n'Ela que os cristãos podem admirar o exemplo de como realizar, com humildade insigne e grandeza de ânimo, a missão que a cada um neste mundo Deus confia, em ordem à sua própria salvação eterna e à do próximo.

Portanto, vo-lo rogo, tornai-vos «meus imitadores, como eu o sou de Cristo» (1Cor 4,16). Estas palavras, com mais razão do que Paulo aos cristãos de Corinto, pode a Mãe da Igreja dirigi-las à multidão dos crentes que, em uníssono de fé e de amor com as gerações dos séculos passados, a aclamam como bem-aventurada (cfr. Lc 1, 48). É um convite a que devemos prestar dócil atenção.

  (CONTINUA)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Pode seguir A NOSSA PARÓQUIA NO FACEBOOK: Ou Carregando: AQUI

 

Aos Paroquianos – e a todos vocês caros Internautas-Leitores – Feliz Domingo, Boa Semana.

Nós Párocos, temos todos os Domingos uma Eucaristia sem qualquer intenção: melhor é por todo o Povo que nos está confiado. Pelas necessidades e agradecimentos de todos. Aqui vos incluo a todos. Penso em todos vós caros Irmãos na Fé, na portugalidade, na busca da Verdade e da Beleza, que é Jesus. Estes mundos cibernéticos, fazem-nos abrir o coração. Rezem também por mim.

E vós Caros Paroquianos, vamos ver-nos e cumprimentar-nos pessoalmente na sagrada Eucaristia dominical.

Saudações nos Corações de Jesus e Maria.

 

Em Ano da Vida Consagrada,

uma especial saudação de Alegria e Comunhão na Missão a todos os Consagrados, particularmente aos da nossa Vigararia e Paróquia de Gondomar S. Cosme:

Sacerdotes do Coração de Jesus;

Padres Capuchinhos;

Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e

Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus.

 

Bendito seja Deus pelo belo Testemunho, evangélico e escatológico.

 

BOM DOMINGO, CAROS PAROQUIANOS, IRMÃOS NA FÉ E NAS ONDAS CIBERNÉTICAS. ABRAÇO MUITO AMIGO PARA TODOS.

 

Vosso Pároco: Padre Alípio Barbosa

 

APÊNDICE:

 

Ligações de interesse para os Cristãos:

·         A Santa Sé: http://www.vatican.va/phome_po.htm

·         Vaticano nas Redes Sociais: http://www.h2onews.org/pt/

·         Diocese do Porto: http://diocese-porto.pt/

·         Santuário de Fátima: http://www.santuario-fatima.pt/portal/

.     Oração Diária: http://www.passo-a-rezar.net/

·         Lugar Sagrado-Meditação e Oração Diária: http://www.lugarsagrado.com/

·         Beata Alexandrina de Balazar: http://www.alexandrinadebalasar.com/

·         Centenário das Aparições de Fátima: http://www.fatima2017.org/portal/

·         Ajuda à Igreja à Igreja que Sofre: http://www.fundacao-ais.pt/

·         Paróquia de Gondomar/S. Cosme nas Redes Socais:

 https://www.facebook.com/pages/Par%C3%B3quia-de-S-Cosme-de-Gondomar/172450266187252?ref=ts&fref=ts

·         Voz Portucalense-Semanário diocesano: http://www.voz-portucalense.pt/

·         Secretariado Diocesano da Juventude: http://juventude.diocese-porto.pt/

·         Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar: http://pastoralfamiliarporto.pt/

·         Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura: http://sdpc-porto.blogspot.pt/

·         Secretariado Diocesano da Educação Cristã: http://www.catequesedoporto.com/

·         Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária: http://puporto.org/

·         Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações:

http://www.seminariodobompastor.pt/

·         Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo: http://www.migracoesporto.org

·         Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude: http://juventude.diocese-porto.pt

·         Educação Moral Religiosa Católica do Porto: http://www.emrcporto.com/

·         Centro Cultura Católica do Porto: http://ccc.diocese-porto.pt/

·         Fundação SPES: http://www.fspes.pt/ 

·         Horário de Missas na nossa Diocese: http://www.diocese-porto.pt/index.php?option=com_paroquias&view=pesquisarmap&Itemid=163

·         Fé E Cooperação: http://www.fecongd.org/

·         Rota das Catedrais – Visita a 360.º: http://www.rotadascatedrais.com/pt/visitas-virtuais

·        UNIÃO DAS FREGUESIAS DE GONDOMAR, VALBOM E JOVIM: http://www.uf-gvj.pt/index.php?lang=pt

.         CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR: http://www.cm-gondomar.pt/

.         Biblioteca Nacional de Leitura:

o   http://purl.pt/index/geral/PT/index.html

o   http://www.bnportugal.pt/

·         Biblioteca Digital, muito completa:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

·         Jornada Mundial Juventude 2016-Cracóvia: http://www.krakow2016.com/en/

·         Lugar do Desenho-Fundação Júlio Resende: http://www.lugardodesenho.org/

·         Portugueses pelo Mundo: http://www.rtp.pt/programa/tv/p29082/e19

·         Vídeos sobre Portugal Maior: http://www.youtube.com/watch?v=g1FrleHW_Bg

·         As Vinte e Sete Maravilhas do Portugueses no Mundo:

http://www.youtube.com/watch?v=ct53Y2RaTXY

·         Património Português no Mundo:

https://www.facebook.com/pages/Patrim%C3%B3nio-Portugu%C3%AAs-no-Mundo/164801093535396

·         Cabora Baça: A Maior Construção Portuguesa e a última entrega do Império:

http://www.youtube.com/watch?v=5jR_Cf2YjHI

Vídeos sobre a Cidade da Virgem: http://www.youtube.com/user/pedrodoporto

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol