J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
42-InformaçãoParoquial de 19 a 26 de Outubro 2014 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO PAROQUIAL DE  19 A  26 DE OUTUBRO  2014

 

01.    No Fim de Semana 18 e 19 de Outubro temos o Dia Mundial das Missões – Os Ofertórios em toda Igreja são para as Missões.

02.    Abertura Ano Escutista –  Do nosso Agrupamento 278 de Gondomar, Dia 18 de Outubro.

03.    Catequistas do ICA(Iniciação Crsitã de Adultos) – Reunião Domingo – Dia 19, 21h, no Salão.

04.    Ensaio Coro Vicarial – Dia 20 de Outubro às 21:30h, na Capela da Ressurreição.

05.    Preparação das Quintas feiras/Adoração Santíssimo no Ano 2015 – Convocam-se para este fim, os seguintes Organismos. Confraria do Santíssimo; MMF(Movimento Mensagem de Fátima); MEC(Ministros Ext. Comunhão); CPCM(Conselho Pais Catequese Matriz); Acólitos e Catequese da Matriz – Dia 21 de Outubro, 21:30h.

06.    Catequistas da Matriz – Reúnem Dia 22 de Outubro, 21,30h – Na Matriz.

07.    Catequistas do Crisma do 11º Ano – Reúnem Dia 23 de Outubro, 21,30h – Na Matriz.

08.    ACOLHIMENTO AO PRIMEIRO ANO CATEQUESE MATRIZ – Na Missa, 16,30h – Dia 25 de Outubro.

09.    Rosário com as Famílias – Sábado, 25 de Outubro – 21,30h, na Matriz. Orienta o CPM.

10.    Bênção da Mãe e Filho depois do Parto – Na Missa das 11:00h – Dia 26 de Outubro, na Matriz. Pedimos inscrição prévia e que estejam às 10,40h, para o Acolhimento.

ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

 

11.    CAE(Conselho Assuntos Económicos) – Reunião dia 28 de Outubro 21:30h.

12.    MISSAS DOS SANTOS E TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS 2014:

Dia 01 de Novembro, dia litúrgico de todos os Santos Missa às 15:00h,

com Vésperas de Defuntos, seguida Procissão ao Cemitério.

Obs:   Não há Missas   16:30h   e   19:00h

 

Dia 02 de Novembro, dia litúrgico de todos os Fiéis Defuntos, há as seguintes Missas:

                              i.        Missa às 07:30h;

                            ii.        Missa às 09:30h;

                           iii.        Missa às 11:00h;

                           iv.        Missa às 17:00h – Por todos os Defuntos no Cemitério

 

NOTE BEM – NESTE DOMINGO, DIA 02 - Não há Missa dominical das 19h

 

13.  XV Semana Bíblica de Gondomar de 03 a 08 de Novembro 2014 na Cripta dos Capuchinhos às 21:15h. Vamos todos participar. Tema desta Semana: A BIBLIA – EVANGLHO DA FAMILIA.

 

14.  SANTÍSSIMO SACRAMENTO exposto todas as Quintas na Igreja Matriz, das 09.00h – às 22,30h.

15.  Quem pensa Batizar Filhos, ou ser Padrinho/Madrinha, precisa aparecer sempre com muita antecedência: no mínimo 3 meses. A Bênção das Mães grávidas e a Bênção da Mãe e Filho depois do Parto, são momentos felizes da Preparação de toda a Família para o Batismo.

16.  CONTRIBUIÇÃO ANUAL DAS FAMÍLIAS. Todas as Famílias cristãs participam na missão da Igreja, pagando os Direitos Paroquiais. É uma obrigação anual de todas as Famílias. Em Portugal, está indicado a partilha em todas as Eucaristias, nas Campanhas e sempre que solicitados. Além disso os Direitos Paroquiais, para quem puder: um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

17.  A partir de Janeiro 2015, a nossa Paróquia terá mais um serviço de Missas: alguns Dias da Semana, Missa às 19h, na Igreja Paroquial, em regime experimental durante dois Anos. Mantem-se a Missa das 08,30h, de Terça a Sexta.

18.  ÓRGÃO DE TUBOS E REPOSTEIRO. Reposteiro para a Porta principal da nossa Igreja Paroquial: vai ser reposto. Já teve e agora terá de novo mas com outros Motivos. Órgão de Tubos na nossa Igreja Paroquial: vai ser reposto. Desde a sua construção que teve, mas degradou-se e foi retirado. Agora iremos colocar um “Positivo” – Pequeno Órgão de Tubos, em segunda para dignificar a liturgia, a Igreja e a vida da nossa Comunidade paroquial. Desejamos todos que um dia seja possível projetar um Órgão de Tubos adequado à nossa Igreja. Aí sim, definitivo, plenamente ajustado a esta bela Igreja.

 

 

PRÓXIMA BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDAS:

Na Igreja Paroquial.

 

-  Domingo dia 21 de Dezembro, 11h.

 

B Ê N Ç Ã O   D A   M Ã E  E  D O   F I L H O,   A P Ó S   O   P A R T O   e m   2 0 1 4

Na Igreja Paroquial:

 

*      26/ Outubro = 11H;    23/Novembro = 11H;    28/Dezembro = 11H;

       

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia ou por mail, para facilitar o acolhimento.

 

XXIX Do Tempo Comum- Ano A – 19 de Outubro 2014 

EVANGELHO Mt 22, 15-21  -  Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, os fariseus reuniram-se para deliberar sobre a maneira de surpreender Jesus no que dissesse. Enviaram-Lhe alguns dos seus discípulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas. Diz-nos o teu parecer: É lícito ou não pagar tributo a César?». Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu: «Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo». Eles apresentaram-Lhe um denário e Jesus perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Disse-Lhes Jesus: «Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».  Palavra da salvação.

BOAS FESTAS DO ROSÁRIO PEQUENINO. BEM HAJAM PAROQUIANOS, INSTITUIÇÕES E AMIGOS

A todos os Paroquianos,

Aos nossos Amigos e Devotos de S. Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário,

Convosco tivemos e fizemos Festas Felizes. Bendito seja Deus, pelas Festas Cristãs. Maravilhosas!

Um Obrigado, grato e muito feliz, ao nosso Bispo, Sr. D. António, ao Snr. D. José Augusto Martins Pedreira, Bispo Emérito de Viana do Castelo, à Confraria de S. Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário, à Câmara Municipal de Gondomar e Junta de Gondomar/S. Cosme, Jovim e Valbom, a todos os maravilhosos Servidores/Zeladoras a nossa Igreja, sempre tão bela; da Tenda da Amizade, sempre acolhedora, aos Acólitos, às Confrarias, às nossas dedicadas Funcionárias – Laurinda, Cristina e Paula – Voluntário da Noite, Jorge Castro, Voluntária da Casa Paroquial, Rosa Fernanda, aos generosos servidores do GEOP, na Tenda e no Bar, Confrarias e Benfeitores anónimos, tão carinhosamente presentes. A Catequese, Liturgia, os MEC, todos os que amam e se dão regularmente durante o Ano e ainda mais nestas Festas, Deus os abençoe e conceda saúde, trabalho e harmonia familiar. Ao Diácono Adalberto Vieira, reconhecemos a beleza e oportunidade do seu Ministério. Feliz Caminhada Rumo ao Jubileu dos Cem Anos de Fátima 2017.

O Pároco: P. Alípio Barbosa

 

Comentário à Liturgia dominical: http://ecclesia.pt/

 

Fontes de Apoio à vivência da liturgia Diária: Secretariado Nacional de Liturgia.

 

Comentário à Liturgia Dominical e diária: http://www.dehonianos.org/portal/default.asp

 

 

RUMO AO JUBILEU DOS CEM ANOS DE FÁTIMA

 

 

NESTA SEÇÃO, IREMOS COLOCANDO ALGUNS ITENS, RELATIVOS A NOSSA SENHORA, FÁTIMA E A VERDADEIRA DEVOÇÃO MARIANA, COMO CAMINHO PARA JESUS, NA IGREJA E NA EUCARISTIA.

E OUTROS SUBSÍDIOS DE VIVÊNCIA E PREPARAÇÃO

NESTE TRIÉNIO 2014-2015-2016.

 

Rogando ao Senhor, que o Papa proclame 2017 Ano Santo Mariano

 

ANO MARIANO 2017: Fátima e Aparecida no Brasil, geminadas

 

 

·         300  Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Brasil

·         100 Anos das Aparições de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima

 

______________________________________________________________________________

 

O U T U B R O       M Ê S    D O    R O S Á R I O, MÊS DE NOSSA SENHORA

 

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
MARIALIS CULTUS


DO SANTO PADRE 
PAULO VI


PARA A RETA ORDENAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO DO CULTO
À BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

 CONTINUAÇÃO:

15. Este breve exame dos livros litúrgicos restaurados leva-nos a uma confortante comprovação: a reforma pós-conciliar, como já figurava entre os votos do Movimento Litúrgico, considerou a Virgem Maria com uma perspectiva adequada no mistério de Cristo; e, em sintonia com a tradição, reconheceu-lhe o lugar singular que lhe compete no culto cristão, qual Santa Mãe de Deus e enquanto alma cooperadora do Redentor. Nem podia ser de outra maneira. Ao percorrermos, ainda uma vez, a história do culto cristão, podemos notar que, tanto no Oriente como no Ocidente, as expressões mais altas e mais límpidas da piedade para com a bem-aventurada Virgem Maria floresceram no âmbito da Liturgia, ou então nela foram incorporadas.

Desejamos acentuar bem isto: o culto que a Igreja universal tributa hoje à Santíssima Virgem é derivação, prolongamento e acréscimo incessante daquele mesmo culto que a Igreja de todos os tempos lhe rendeu, com escrupuloso estudo da verdade e com uma sempre vigilante nobreza de formas. Da tradição perene, viva, em virtude da presença ininterrupta do Espírito e do contínuo dar ouvidos à Palavra, a Igreja do nosso tempo extrai motivações, argumentos e estímulo para o culto que presta à bem-aventurada Virgem Maria. E a própria Liturgia, que recebe do Magistério aprovação e alento, é expressão altíssima e documento probatório dessa mesma tradição viva.

B. A Virgem Maria, modelo da Igreja no exercício do culto

16. Queremos, agora, seguindo algumas indicações da doutrina conciliar acerca de Maria e da Igreja, aprofundar um aspecto particular das relações que se verificam entre Maria e a Liturgia, ou seja: Maria como exemplar da atitude espiritual com que a Igreja celebra e vive os divinos mistérios. A exemplaridade da bem-aventurada Virgem Maria, neste campo, é conseqüência do fato de ela ser reconhecida como modelo excelentíssimo da Igreja, na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo (LG 63), isto é, daquelas disposições interiores com que a mesma Igreja, Esposa amadíssima, intimamente associada ao seu Senhor, O invoca e, por meio d'Ele presta o culto ao eterno Pai (SC 7).

17. Maria é a Virgem que sabe ouvir, que acolhe a palavra de Deus com fé; fé, que foi para ela prelúdio e caminho para a maternidade divina, pois, como intuiu Santo Agostinho, "a bem-aventurada Maria, acreditando, deu à luz Aquele (Jesus) que, acreditando, concebera" (Sermo 215, 4; PL 38,1074); na verdade, recebida do Anjo a resposta à sua dúvida (cf. Lc 1,34-37), "Ela, cheia de fé e concebendo Cristo na sua mente, antes de o conceber no seu seio, disse: "Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38 - ibid.); fé, ainda, que foi para Ela motivo de beatitude e de segurança no cumprimento da promessa: "Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido" (Lc 1,45); fé, enfim, com a qual ela, protagonista e testemunha singular da Encarnação, reconsiderava os acontecimentos da infância de Cristo, confrontando-os entre si, no íntimo do seu coração (cf. Lc 2,19.51). É isto que também a Igreja faz; na sagrada Liturgia, sobretudo, ela escuta com fé, acolhe, proclama e venera a Palavra de Deus, distribui-a aos fiéis como pão de vida (DV 21), à luz da mesma, perscruta os sinais dos tempos, interpreta e vive os acontecimentos da história.

18. Maria é, além disso, a Virgem dada à oração. Assim nos aparece ela, de fato, na visita à mãe do Precursor, quando o seu espírito se efunde em expressões de glorificação a Deus, de humildade, de fé e de esperança: tal é o "Magnificat" (cf. Lc 1,46-55), a oração por excelência de Maria, o cântico dos tempos messiânicos no qual confluem a exultação do antigo e do novo Israel, pois, conforme parece querer sugerir Santo Ireneu, no cântico de Maria convergiu o júbilo de Abraão, que pressentia o Messias (cf: Jo 8,56) (36) e ressoou, profeticamente antecipada, a voz da Igreja: "exultante, Maria clamava, em lugar da Igreja, profetizando: a minha alma glorifica o Senhor...".(37) Este cântico da Virgem Santíssima, na verdade, prolongando-se, tornou-se oração da Igreja inteira, em todos os tempos.

Virgem em oração aparece Maria, também, em Caná, onde, ao manifestar ao Filho, com imploração delicada, uma necessidade temporal, obteve também um efeito de graça: que Jesus, ao realizar o primeiro dos seus "sinais", confirmasse os discípulos na fé n'Ele (cf. Jo 2,1 12). Por fim, ainda a última passagem biográfica relativa a Maria no-la descreve orante: os Apóstolos "perseveravam unânimes na oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele" (At 1,14). Presença orante de Maria na Igreja nascente, pois, e na Igreja de todos os tempos; porque ela, assumida ao céu, não depôs a sua missão de intercessão e de salvação (LG 62).

Virgem dada à oração e também a Igreja, a qual todos os dias apresenta ao Pai as necessidade dos seus filhos, e "louva o Senhor sem cessar e intercede pela salvação de todo o mundo" (SC 83).

 (Continua …)

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol