J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
37-InformaçãoParoquial de 14 a 21 de Setembro 2014 Imprimir EMail

                      INFORMAÇÃO PAROQUIAL DE   14  A   21  DE SETEMBRO  2014

01.    Coro Vicarial vai reiniciar os seus ensaios - dia 15 de Setembro, 21:30h,Capela Ressurreição.

02.    Comissão de Festas Sacerdotais – Reunião dia 15 às 21:30h.

03.    Ministros Extraordinários da Comunhão de Toda a Paróquia-Reúnem dia 17 Setembro, às 21:30h.

04.    Casamentos em 2015: Agendar a partir de 02 de Setembro, no Cartório de Terça-Feira a Sexta das 17:00h, às 19:30h.

05.    Conselho de Pais da Catequese da Matriz – Reúne dia 17 de Setembro, 21:30h.

06.    Catequistas do 11º ano Para o Crisma- Reunião  na Matriz dia 19 de Setembro 21:30h.

07.    Crisma para Adultos – Se ainda não é Crismado, e tem mais de 21 anos. Faça a sua inscrição na Sacristia da Igreja Matriz ou no Cartório Paroquial .

08.    Catequese Paroquial: Está marcado Início para o fim-de-semana 20 e 21 de Setembro. Ver mais informações em cada Centro da nossa Comunidade Paroquial.

09.  Agrupamento Escuteiros.Reunião do Conselho agrupamento dia 20 Setembro, 21:30h.

10.  Rali Paper dos Padroeiros(S. Cosme e S. Damião) – dia 20 de Setembro, integrado nas Festas do Concelho – Inscrições em todos os Centros: 5€ por pessoa/Lanche incluído.Equipas  Limitadas a 4 ocupantes.Mais Informações na Sacristia Igreja Paroquial e para Telemóvel: 96 784 73 55 João Gonçalves.

11.  22º Aniversário Coro Vida Nova – Dia 21 de Setembro na Missa das 09.30h.

12.    ESCOLA PAROQUIAL DE MÚSICA – Continua a receber Inscrições. Vai ter Aulas abertas, neste Sábado, Dia 13 de Setembro, das 15h – às 18h. A EPM vai abrir as suas portas para se dar a conhecer a toda a comunidade. Irão decorrer aulas, de todos os instrumentos musicais leccionados, abertas a todos os interessados! Comparece, traz um Amigo,Avós podem trazer os Netos.

13.    Festas em Honra de S.Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário 2014 – Peditório por toda a Paróquia começou no fim de Semana 30/31 de Agosto. Os irmãos da Confraria do Rosário, vão começar a visita às Famílias, levando o Programa, convidando para a Festa e recolhendo as ofertas, para a Festa Nossa Senhora do Rosário, S.Cosme e S. Damião. Dentro das nossas possibilidades, sejamos bons acolhedores. A Sra. Rosário e os nossos Padroeiros, alcancem para todos os Bens temporais, como trabalho, saúde.

ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

01.  Concerto dos Padroeiros – Dia 23 ás 21:30h, na Igreja Matriz.

02.  CAE(Conselho Assuntos Económicos)-Reunião dia 24 Setembro 21:30h.

03.  Rosário com Famílias- Dia 25 de Setembro, 21:30h, na Matriz. Com Adoração Eucarística.

04.  Conferência na Semana dos Padroeiros: Dia 25 de Setembro. Às 21:30h, na Biblioteca Municipal. Orador: Padre José Nuno Ferreira da Silva. Tema:  Reflexão sobre a Vida, a Morte e a Vida – A partir do seu Trabalho Académico/Tese de Doutoramento.

05.  Padroeiros S.Cosme e S. Damião – Missa Solene dia 26 de Setembro, 21:30h, na Matriz – Sermão pelo Padre José Nuno Ferreira da Silva.

06.  Festa do Envio dos Catequistas – Dia 27 de Setembro na Missa das 16:30h.

07.   Bênção da Mãe e Filho depois do Parto, - Na Missa das 11:00h – Dia 28 de Setembro, na Matriz.

08.  Paróquia Valbom – Entrada do Novo Pároco, Pe. Marcos, dia 28 Setembro. E despedida do Padre Manuel Moreira de Paiva, que pastoreou esta Comunidade durante quarenta e três anos.

09.  Dia de S. Miguel S. Gabriel e S. Rafael – Dia 29 de Setembro, Missa às 21:30h – Sermão pelo Padre Pedro Miguel Amorim Rodrigues.

10.  Quem pensa Batizar Filhos, ou ser Padrinho/Madrinha, precisa aparecer sempre com muita antecedência: no mínimo 3 meses. A Bênção das Mães grávidas e a Bênção da Mãe e Filho depois do Parto, são momentos felizes da Preparação de toda a Família para o Batismo. Próxima Bênção das Mães Grávidas: Dia 07 de Setembro – às 11.00h, na Igreja Matriz. É necessário inscrição prévia e estarem 20m antes.

11.  CONTRIBUIÇÃO ANUAL DAS FAMÍLIAS. Todas as Famílias cristãs participam na missão da Igreja, pagando os Direitos Paroquiais. É uma obrigação anual de todas as Famílias. Em Portugal, está indicado a partilha em todas as Eucaristias, nas Campanhas e sempre que solicitados. Além disso os Direitos Paroquiais, para quem puder: um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

12.  A partir do Rosário, a nossa Paróquia terá mais um serviço de Missas: alguns Dias da Semana, Missa às 19h, na Igreja Paroquial, em regime experimental durante dois Anos. Mantem-se a Missa das 08,30h, de Terça a Sexta.

13.  ÓRGÃO DE TUBOS E REPOSTEIRO. Reposteiro para a Porta principal da nossa Igreja Paroquial: vai ser reposto. Já teve e agora terá de novo mas com outros Motivos. Órgão de Tubos na nossa Igreja Paroquial: vai ser reposto. Desde a sua construção que teve, mas degradou-se e foi retirado. Agora iremos colocar um “Positivo” – Pequeno Órgão de Tubos, em segunda para dignificar a liturgia, a Igreja e a vida da nossa Comunidade paroquial. Desejamos todos que um dia seja possível projetar um Órgão de Tubos adequado à nossa Igreja. Aí sim, definitivo, plenamente ajustado a esta bela Igreja.

 

14.  CATEDRAL DO PORTO – Celebra 900 Anos. Vasto Programa.

http://www.ft.lisboa.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_fac.asp?SSPAGEID=1004&lang=1&artigoID=733

 

PRÓXIMA BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDAS:

Na Igreja Paroquial.

 

-  Domingo dia 21 de Dezembro, 11h.

 

B Ê N Ç Ã O   D A   M Ã E  E  D O   F I L H O,   A P Ó S   O   P A R T O   e m   2 0 1 4

Na Igreja Paroquial:

 

*      28/ Setembro = 11H;   26/ Outubro = 11H;    23/Novembro = 11H;    28/Dezembro = 11H;

       

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia ou por mail, para facilitar o acolhimento.

 

XXIV Do Tempo Comum- Ano A  -  Exaltação da Santa Cruz - 14 Setembro 2014 

EVANGELHO Jo 3, 13
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos:
«Ninguém subiu ao Céu
senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem.
Assim como Moisés elevou a serpente no deserto,
também o Filho do homem será elevado,
para que todo aquele que acredita
tenha n’Ele a vida eterna.
Deus amou tanto o mundo
que entregou o seu Filho Unigénito,
para que todo o homem que acredita n’Ele
não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo
para condenar o mundo,
mas para que o mundo seja salvo por Ele».
 Palavra da salvação.

 

Comentário à Liturgia dominical: http://ecclesia.pt/

 

Fontes de Apoio à vivência da liturgia Diária: Secretariado Nacional de Liturgia.

 

Comentário à Liturgia Dominical e diária: http://www.dehonianos.org/portal/default.asp

 

 

RUMO AO JUBILEU DOS CEM ANOS DE FÁTIMA

 

 

NESTA SEÇÃO, IREMOS COLOCANDO ALGUNS ITENS, RELATIVOS A NOSSA SENHORA, FÁTIMA E A VERDADEIRA DEVOÇÃO MARIANA, COMO CAMINHO PARA JESUS, NA IGREJA E NA EUCARISTIA.

E OUTROS SUBSÍDIOS DE VIVÊNCIA E PREPARAÇÃO

NESTE TRIÉNIO 2014-2015-2016.

 

Rogando ao Senhor, que o Papa proclame 2017 Ano Santo Mariano

 

ANO MARIANO 2017: Fátima e Aparecida no Brasil, geminadas

 

 

·         300  Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Brasil

·         100 Anos das Aparições de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima

 

______________________________________________________________________________

 

O U T U B R O       M Ê S    D O    R O S Á R I O, MÊS DE NOSSA SENHORA

 

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
MARIALIS CULTUS


DO SANTO PADRE 
PAULO VI


PARA A RETA ORDENAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO DO CULTO
À BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

 

 INTRODUÇÃO

 

 Veneráveis Irmãos, saúde e bênção apostólica.

Desde quando fomos assumido para ocupar a Cátedra de Pedro, esforçamo-nos constantemente por dar incremento ao culto mariano, não apenas com o intuito de interpretar o sentir da Igreja e o nosso pendor pessoal, mas também porque ele, como é sabido, se insere, qual parte nobilíssima, no contexto daquele culto sagrado, em que vêm confluir a culminância da sapiência e o vértice da religião, (1) e que, por conseguinte, é dever primário do Povo de Deus.

Tendo em vista precisamente tal dever, nós procuramos secundar e encorajar sempre a grande obra de reforma litúrgica, promovida pelo Concílio Ecumênico Vaticano II; e até aconteceu, certamente não sem particular desígnio da divina Providência, que o primeiro documento conciliar que nós, juntamente com os veneráveis Padres, aprovamos e assinamos "in Spiritu Sancto", foi a Constituição Sacrosanctum Concilium, a qual se propunha, exatamente, restaurar e fomentar a Liturgia, tornando mais profícua a participação dos fiéis nos sagrados mistérios (SC 1-3). E desde então para cá, muitos atos do nosso Pontificado tiveram como finalidade promover uma melhoria do culto a Deus, como o demonstra o fato de havermos promulgado, durante estes anos, numerosos livros do Rito Romano, restaurados em conformidade com os princípios e as normas do mesmo Concílio. Por isso, agradecemos profundamente ao Senhor, dador de todos os bens, e estamos reconhecidos também às Conferências episcopais e a cada um dos bispos, por haverem colaborado conosco, de diversas maneiras, na preparação de tais livros.

Mas, ao mesmo tempo que assim consideramos, com ânimo jubiloso e grato, o trabalho já realizado e os primeiros resultados positivos da renovação no campo litúrgico, destinados a multiplicar-se à medida que a reforma litúrgica for sendo melhor compreendida nas suas motivações de fundo e corretamente aplicada, a nossa solicitude vigilante não cessa de ir seguindo tudo aquilo que pode dar realização ordenada à restauração do culto com o qual a Igreja, em espírito e verdade (cf. Jo 4,24), adora o Pai, o Filho e o Espírito Santo, "venera com particular amor Maria Santíssima, Mãe de Deus" (SC 103), e honra com religioso obséquio a memória dos mártires e dos outros santos.

O desenvolvimento, por nós auspiciado, da devoção para com a Virgem Maria, inserida, conforme acima aludimos, no álveo do único culto que, com razão e justeza, é chamado "cristão", pois de Cristo se origina e assume eficácia, em Cristo encontra completa expressão e por meio de Cristo, no Espírito, conduz ao Pai, é elemento qualificante da genuína piedade da Igreja. Por uma necessidade íntima, de fato, essa piedade reflete, na prática cultual, o plano redentor de Deus; pelo que, ao lugar singular que coube a Maria em tal plano, corresponde também um culto singular para com ela (LG 66); como, ainda, a todo o progresso autêntico do culto cristão segue-se necessariamente um correto incremento da veneração para com a Mãe do Senhor. De resto, a história da piedade demonstra que "as diversas formas de devoção para com a Mãe de Deus, que a Igreja aprovou, dentro dos limites da doutrina sã e ortodoxa" (LG 66) se desenvolvem em subordinação harmônica ao culto de Cristo, e gravitam à volta deste, qual ponto de referência natural e necessário das mesmas. Também na nossa época assim sucede. A reflexão da Igreja contemporânea, sobre o mistério de Cristo e sobre a sua própria natureza, levou-a a encontrar, na base do primeiro e como coroa da segunda, a mesma figura de mulher: a Virgem Maria, precisamente, enquanto ela é Mãe de Cristo e Mãe da Igreja. E o acrescido conhecimento da missão de Maria transmutou-se em veneração repassada de alegria, para com ela, e em respeito de adoração para com o sapiente desígnio de Deus, que colocou na sua família - a Igreja - como em todo e qualquer lar doméstico, a figura de uma mulher, que, escondidamente e em espírito de serviço, vela pelo seu bem e "benignamente" protege, na sua caminhada em direção à Pátria, até que chegue o dia glorioso do Senhor".(2)

Nos nossos tempos, as mudanças que se operaram nos costumes sociais, na sensibilidade dos povos, nos modos de expressar-se da literatura e das artes e nas formas de comunicação social, influíram também sobre as manifestações do sentimento religioso. Certas práticas cultuais, que em tempos não distantes pareciam aptas para exprimir o mesmo sentimento religioso dos indivíduos e das comunidades cristãs, aparecem hoje como insuficientes e inadequadas, porque ligadas a esquemas sócio-culturais do passado, ao mesmo tempo que, em muitas partes, se vão buscando novas formas expressivas da imutável relação das criaturas com o seu Criador, dos filhos com o seu Pai. Ora, isto pode provocar em alguns uma desorientação momentânea; no entanto, quem com espírito confiante em Deus, refletir sobre tais fenômenos, descobrirá que muitas tendências da piedade contemporânea, a interiorização do sentimento religioso, por exemplo, estão destinadas a concorrer para o progresso da mesma piedade cristã em geral, e da piedade para com a Virgem Santíssima em particular. Deste modo, a nossa época, no atender fielmente à tradição, e ao considerar atentamente os progressos da teologia e das ciências, contribuirá para o louvor daquela, a quem, segundo as suas proféticas palavras, haveriam de chamar bem-aventurada todas as gerações (cf. Lc 1,48).

Julgamos conforme ao nosso serviço apostólico, por conseguinte, tratar, como que dialogando convosco, veneráveis Irmãos, alguns temas relativos ao lugar que a bem-aventurada Virgem Maria ocupa no culto da Igreja. Esses temas já foram tocados, em parte, pelo Concílio Vaticano II (LG 66-67; SC 103) e por nós próprios; (3) mas não deixa de ter a sua utilidade voltar a eles, a fim de dissipar dúvidas e, sobretudo, para favorecer o desenvolvimento daquela devoção à Santíssima Virgem, que, na Igreja, vai colher as suas motivações na Palavra de Deus e se exercita no Espírito de Cristo.

Quereríamos, pois, deter-nos um pouco: a examinar, antes de mais, alguns pontos que dizem respeito às relações entre a sagrada Liturgia e o culto da Virgem Santíssima (I); a apresentar, em seguida, algumas considerações e diretrizes aptas para favorecer o legítimo desenvolvimento do mesmo culto (II); a procurar sugerir, por fim, algumas reflexões, para uma retomada vigorosa e mais consciente da recitação do santo Rosário, prática que tanto foi recomendada pelos nossos predecessores e se acha muito difundida entre o povo cristão (III).

(Continua …)

 

Ligações de interesse para os Cristãos:

·         A Santa Sé: http://www.vatican.va/phome_po.htm

·         Vaticano nas Redes Sociais: http://www.h2onews.org/pt/

·         Diocese do Porto: http://diocese-porto.pt/

·         Santuário de Fátima: http://www.santuario-fatima.pt/portal/

.     Oração Diária: http://www.passo-a-rezar.net/

·         Lugar Sagrado-Meditação e Oração Diária: http://www.lugarsagrado.com/

·         Beata Alexandrina de Balazar: http://www.alexandrinadebalasar.com/

·         Centenário das Aparições de Fátima: http://www.fatima2017.org/portal/

·         Ajuda à Igreja à Igreja que Sofre: http://www.fundacao-ais.pt/

·         Paróquia de Gondomar/S. Cosme nas Redes Socais:

 https://www.facebook.com/pages/Par%C3%B3quia-de-S-Cosme-de-Gondomar/172450266187252?ref=ts&fref=ts

·         Voz Portucalense-Semanário diocesano: http://www.voz-portucalense.pt/

·         Secretariado Diocesano da Juventude: http://juventude.diocese-porto.pt/

·         Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar:

http://pastoralfamiliarporto.planetaclix.pt/

·         Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura: http://sdpc-porto.blogspot.pt/

·         Secretariado Diocesano da Educação Cristã: http://www.catequesedoporto.com/

·         Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária: http://puporto.org/

·         Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações:

http://www.seminariodobompastor.pt/

·         Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo: http://www.migracoesporto.org

·         Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude: http://juventude.diocese-porto.pt

·         Educação Moral Religiosa Católica do Porto: http://www.emrcporto.com/

·         Centro Cultura Católica do Porto: http://ccc.diocese-porto.pt/

·         Fundação SPES: http://www.fspes.pt/ 

·         Horário de Missas na nossa Diocese: http://www.diocese-porto.pt/index.php?option=com_paroquias&view=pesquisarmap&Itemid=163

·         Fé E Cooperação: http://www.fecongd.org/

·         Rota das Catedrais – Visita a 360.º: http://www.rotadascatedrais.com/pt/visitas-virtuais

·         Biblioteca Nacional de Leitura:

o   http://purl.pt/index/geral/PT/index.html

o   http://www.bnportugal.pt/

·         Biblioteca Digital, muito completa:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

·         Jornada Mundial Juventude 2016-Cracóvia: http://www.krakow2016.com/en/

·         Lugar do Desenho-Fundação Júlio Resende: http://www.lugardodesenho.org/

·         Portugueses pelo Mundo: http://www.rtp.pt/programa/tv/p29082/e19

·         Vídeos sobre Portugal Maior: http://www.youtube.com/watch?v=g1FrleHW_Bg

·         As Vinte e Sete Maravilhas do Portugueses no Mundo:

http://www.youtube.com/watch?v=ct53Y2RaTXY

·         Património Português no Mundo:

https://www.facebook.com/pages/Patrim%C3%B3nio-Portugu%C3%AAs-no-Mundo/164801093535396

·         Cabora Baça: A Maior Construção Portuguesa e a última entrega do Império:

http://www.youtube.com/watch?v=5jR_Cf2YjHI

Vídeos sobre a Cidade da Virgem: http://www.youtube.com/user/pedrodoporto

 

< anterior   Seguinte >

Noticias da Actualidade

Estatísticas desde JAN/05

Visitantes: 32578924

Utilizadores Online

Temos 12 anónimos online
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol