J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
33-Informação Paroquial de 23 a 30 de Setembro 2012 Imprimir EMail

 

 

INFORMAÇÃO PAROQUIAL

DE 23 A 30 de setembro DE 2012

 

ACONTECE ESTA SEMANA:

de 23  a 30 Setembro de 2012

 

1.     FESTAS N.Sª. SRª. DO ROSÁRIO – A Confraria de São Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário, continua a visitar todas as Famílias da Comunidade Gondomarense. Vão cumprimentar, levar o Programa das Festas, receber os Donativos para a linda Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e de São Cosme e São Damião. Crianças, Jovens e Casais visitem a nossa Igreja Paroquial, participem na Missa Solene com o Sr. Bispo, na Procissão. Agradecem a boa colaboração de todos. A seu tempo irão também visitar os Doentes. Convidam também todas as Crianças da Catequese ou não a participarem na Procissão como Anjinhos ou Figuras alegóricas. A Sra. Rosário e os nossos Padroeiros, alcancem para todos saúde, trabalho e paz.

 

Ø  Quarta-feira (26 de Setembro) - Dia dos Padroeiros S. Cosme e S. Damião –, Missa solene, às 21:30h, com pregação pelo Revº Padre António Augusto Azevedo, Reitor do Seminário Maior da Diocese do Porto. Neste dia não há Missa às 08:30h.

 

Ø  Sábado (29 de Setembro) - Dia de S. Miguel, Patrono dos Agricultores – Missa solene, às 19.00h, presidida pelo nosso Pároco de S. Cosme, Padre Alípio Barbosa.

 

Ø  MISSA DE TRIGÉSIMO DIA – Pela Irmã Zélia Vidal. Na Matriz, neste Dia 29, 19h.  

 

Ø  Quinta-feira (27 de Setembro) – Apresentação do Livro sobre a Igreja Matriz de S. Cosme – Gondomar às 21H na Biblioteca de Gondomar.

 

Ø  Sexta-feira (28 Setembro) – Concerto dos Padroeiros no Auditório Municipal às 21.30h.

 

2.     Aniversário Grupo Polifónico Vida Nova – Celebram o seu 20º aniversário dia 23, na Missa que animam, às 09:30h, na Igreja Matriz. Toda a Comunidade Paroquial rejubila e louva o Senhor por tão dedicados servidores da Comunidade na Liturgia. Muitos Parabéns.

 

3.     VISITADORES DE DOENTES – Reúnem dia 24, às 21,15h – Na Matriz.

 

4.     Oração do Rosário com as Famílias, na Matriz. Dia 25 Setembro, 21,30h-Orienta CPM.

 

5.     Dia 28 – Reunião da Comissão de Centro de Aguiar às 21,30h em Aguiar.

 

6.     Tenda da Amizade - Dia 29 – Zonas de Ramalde e Souto. Novo Evento de Convívio, encontro de amigos, angariação de Fundos para a Capela da Ressurreição, saborear os gostosos pratos deste Zona.

 

7.     A FÉ HOJE – CAMINHO DE ESPERANÇA. Vai a nossa Comunidade de Gondomar iniciar uma Formação Cristã de Adultos – A começar no Dia 21 de Outubro, às 21,30h, no Salão Paroquial. Precisa de Inscrição prévia, na Paróquia. As Inscrições decorrem de 15 a 30 de Setembro na Matiz. Todos estão convidados.

 

8.     Quem não está crismado, não tem a Iniciação Cristã, precisa urgentemente celebrar o Sacramento da Confirmação. Devem inscrever-se rapidamente, para iniciar muito em breve a preparação.

 

9.  DIREITOS PAROQUIAIS – Estamos no S. Miguel, ocasião para todas as Famílias cumprirem o seu dever anual de contribuir com um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

 

10.         Equipa Paroquial dos Batismos  -Reúne Dia 25, às 21,30h.

 

11.         Missas na Igreja Paroquial: Horário Habitual

Sábado, Missa Vespertina - 16:30h e 19:00h

Domingo, 07,30h;  09,30h;  11,00h  e  19,00h.

Durante a Semana – De Terça a Sexta, às 08,30h.

 

12.         Missa no Monte Crasto Todos os Dias 13 – 08,30h. Se coincidir com Domingo, adia para a Segunda-feira seguinte.

 

13.         CONFISSÕES NA MATRIZ: No final da Missa das 08,30h. Também na Quarta-feira antes de cada Primeira Sexta. E sempre que solicitado o Pároco atende. Próximas Confissões de Advento: 12 de Dezembro: 15h – Anciãos e quem não pode vir à noite; 21,30h – Para todos: Confrarias, MEC, Coros, Leitores e Acólitos, CPM, Jovens e Catequistas, todos os Organismos e Povo em geral.

 

14.         C O N T A C T O S     E     I N F O R M A Ç Õ E S     GERAIS     DA     PARÓQUIA

 

HORÁRIO DA IGREJA - TODOS OS DIAS

De Terça a Sexta - das 7,30 – às 11 H; das 14 – às 17:30H

Sábado e Segunda – 8h às 11h das 14:30 às 17:30h

HORÁRIO DE ATENDIMENTO NO CARTÓRIO

              De Terça a Sexta das - 17:00 ÀS 19:30H

MATRIZ   -   MORADA DA PARÓQUIA

                          Igreja Paroquial de Gondomar /S. Cosme

                          Largo João Paulo II, 95/99

4420 – 167 GONDOMAR

 

                        TELEFONES:  +351 22 483 43 08  -  +351 22 464 43 20

      

                        FAX : +351 22 464 85 01  -  +351 93 840 18 83

 

            E – MAIL:         www.saocosme.com

 

Paróquia de S. Cosme de Gondomar, no Facebook

 

15. Já fazemos Marcação de Casamentos para 2013. Convém aparecer para uma adequada Preparação espiritual e CPM.

 

16. Marcação de Batismos: Quem pensa Batizar, ou ser Padrinho, precisa aparecer com muita antecedência. No mínimo três meses, para uma frutuosa preparação pastoral.

 

17. VISITA AOS DOENTES E SUAS FAMÍLIAS, COM A CONFISSÃO E CELEBRAÇAO DA SANTA UNÇÃO. Informar o Pároco, que fará a Visita. Se o Doente e a Família desejarem, podem também Confessar-se e Celebrar a Santa Unção dos Doentes.

 

18. Todas as Quintas feirasTodo o dia está o Senhor solenemente exposto na Igreja Paroquial. Convidam-se mais Adoradores, a inscreverem-se para “Vigiar uma Hora com Jesus”(Cf. Mt.26,41-42) «Nem sequer pudeste vigiar uma hora comigo! Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é débil».

 

19. Jornal Caminhando de Julho-Agosto. Está em distribuição, este Órgão Oficial da nossa Paróquia, sempre com belos Testemunhos e boas Noticias. Este com especial destaque para a Ordenação, Missa Nova e Colocação do nosso Amigo e estagiário Padre Pedro Miguel. Traz uma Entrevista com ele.

 

OBRAS NA CAPELA DA RESSURREIÇÃO – Como está patente, a Capela da Ressurreição necessita de obras, necessárias e urgentes. Todos os Paroquianos devem estar informados e sensíveis para este investimento. Assim, neste Ano 2012, o Conselho dos Assuntos Económicos com a Confraria das Almas e o GEOP (Grupo executivo das Obras Paroquiais), o Bar da Amizade e toda a campanha dos eventos da Tenda da Amizade, com o apoio de Benfeitores e Entidades, com a cooperação de todos os paroquianos iremos canalizar todas as Receitas para este fim. Terminadas e pagas as Obras da Capela da Ressurreição, neste ano, como prevemos, retomamos a nossa caminhada para a Conclusão do Centro Pastoral Paroquial.

Para levarmos até ao fim esta Obra, pedimos a todos os Paroquianos, Amigos, aos que ainda não tiveram oportunidade de partilhar, que o façam. Ou pessoalmente(Sacristia ou Cartório) ou  depositando na Conta: BPI - Obras da Igreja de S. Cosme-Gondomar, N.º 13007370001. O Senhor a todos recompense.

 

REUNIÕES IMPORTANTES PARA TODOS IREM RESERVANDO

 

    1. Coordenadores de todos os MOCP – 14 de Novembro, 21,30h – Salão
    2. Assembleia Paroquial – 30 de Novembro, 21,30h – Salão
    3. Coordenadores de todos os MOCP – 16 de Julho 2013, 21,30h – Salão
    4. Coordenadores de todos os MOCP – 08 de Novembro 2013, 21,30h – Salão
    5. Assembleia Paroquial – 29 de Novembro 2013, 21,30h – Salão

 

 

Caros Visitantes deste Sítio Oficial da Comunidade de Gondomar/S. Cosme e S. Damião. Estamos no mês do Outono, dos nossos santos Padroeiros, das colheitas, etc. Estamos satisfeitos e agradecidos pela vossa visita e presença regular neste espaço de comunhão, informação e sonhos e projetos comuns. Fazemos todos parte do mesmo Corpo de Cristo – a Igreja. Aos paroquianos, aos Irmãos doutras Comunidades, a todos os outros saudámos e manifestamos a alegria desta união e comum+união em Cristo pelo seu Espírito Santo.

Especialmente às Famílias de luto recente, com esse problema de trabalho, saúde ou relacionamento, confiamos ao Pai por intercessão dos nossos santos Padroeiros, S. Cosme e S. Damião. Recomendamos a sua Novena, conforme está neste Sítio.

 

Aos Jovens e Meninos que se estão a iniciar um Novo Ano Escolar e Catequético, uma saudação de alegria, de comunhão convosco e vossas famílias e de muita esperança. Aos prezados Agricultores, boas colheitas e feliz S. Miguel.

 

Pode também acompanhar a vida da nossa Comunidade e melhor vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

Palavra por entre palavras, neste Domingo, XXV – do Tempo Comum B

http://www.dehonianos.org/portal/default.asp

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

Nota com indicações pastorais

para o Ano da Fé

Continuação

INDICAÇÕES

Para todos os crentes, o Ano da Fé oferecerá uma ocasião favorável para aprofundar o conhecimento dos principais Documentos do Concílio Vaticano II e o estudo do Catecismo da Igreja Católica. Isto vale de modo particular para os candidatos ao sacerdócio, sobretudo durante o ano propedêutico ou nos primeiros anos dos estudos teológicos, para as noviças e os noviços dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, bem como para aqueles que vivem um período de prova para incorporar-se a uma Associação ou a um Movimento eclesial.

7. Este Ano será a ocasião propícia para acolher com maior atenção as homilias, as catequeses, os discursos e as outras intervenções do Santo Padre. Os Pastores, as pessoas consagradas e os fiéis leigos serão convidados a um empenho renovado de efetiva e cordial adesão ao ensinamento do Sucessor de Pedro.

8. Durante o Ano da Fé, se deseja que haja várias iniciativas ecumênicas, em colaboração com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, com o fim de invocar e favorecer “a restauração da unidade entre todos os cristãos” que é “um dos principais propósitos do sagrado Concílio Ecumênico Vaticano II”[22]. Em particular, acontecerá uma solene celebração ecumênica a fim de reafirmar a fé em Cristo por parte de todos os batizados.

9. Junto ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização será instituída uma Secretaria especial para coordenar as diversas iniciativas relativas ao Ano da Fé, promovidas pelos vários Dicastérios da Santa Sé ou que tenham relevância para a Igreja universal. Será conveniente informar com tempo esta Secretaria sobre os principais eventos organizados: ela também poderá sugerir iniciativas oportunas a respeito. A Secretaria abrirá para tanto um site internet com a finalidade de oferecer todas as informações úteis para viver de modo eficaz o Ano da Fé.

10. Por ocasião da conclusão deste Ano, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, acontecerá uma Eucaristia celebrada pelo Santo Padre, na qual se renovará solenemente a profissão de fé.

II. A nível das Conferências Episcopais[23]

1. As Conferências Episcopais poderão dedicar uma jornada de estudo ao tema da fé, do seu testemunho pessoal e da sua transmissão às novas gerações, na consciência da missão específica dos Bispos como mestres e “arautos da fé”[24].

2. Será útil favorecer a republicação dos Documentos do Concílio Vaticano II, do Catecismo da Igreja Católica e do seu Compêndio, também em edições de bolso e econômicas, e a sua maior difusão possível com a ajuda dos meios eletrônicos e das tecnologias modernas.

3. Deseja-se um esforço renovado para traduzir os Documentos do Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica nas línguas em que ainda não existem. Encorajam-se as iniciativas de sustento caritativo para tais traduções nas línguas locais dos Países em terra de missão, onde as Igrejas particulares não podem arcar com as despesas. Tudo isto seja feito sob a guia da Congregação para a Evangelização dos Povos.

4. Os Pastores, haurindo das novas linguagens de comunicação, devem se empenhar para promover transmissões televisivas ou radiofônicas, filmes e publicações, também a nível popular e acessíveis a um grande público, sobre o tema da fé, dos seus princípios e conteúdos, como também sobre o significado eclesial do Concílio Vaticano II.

5. Os Santos e os Beatos são as autênticas testemunhas da fé[25]. Portanto será oportuno que as Conferências Episcopais se empenhem para difundir o conhecimento dos Santos do próprio território, utilizando também os modernos meios de comunicação social.

6. O mundo contemporâneo é sensível à relação entre fé e arte. Neste sentido, se aconselha às Conferências Episcopais a valorizar adequadamente, em função catequética e eventualmente em colaboração ecumênica, o patrimônio das obras de arte presentes nos lugares confiados à sua cura pastoral.

7. Os docentes nos Centros de estudos teológicos, nos Seminários e nas Universidades católicas são convidados a verificar a relevância, no exercício do próprio magistério, dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica e das implicações que daí derivam para as respectivas disciplinas.

8. Será útil preparar, com a ajuda de teólogos e autores competentes, subsídios de divulgação com caráter apologético (cf. 1 Pd 3, 15). Assim cada fiel poderá responder melhor às perguntas que se fazem nos diversos âmbitos culturais, ora no tocante aos desafios das seitas, ora aos problemas ligados ao secularismo e ao relativismo, ora “a uma série de interrogativos, que provêm duma diversa mentalidade que, hoje de uma forma particular, reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas”[26], como também a outras dificuldades específicas.

9. Deseja-se um controle dos catecismos locais e dos vários subsídios catequéticos em uso nas Igrejas particulares, para garantir a sua conformidade plena com o Catecismo da Igreja Católica[27]. No caso em que alguns catecismos ou subsídios não estejam em plena sintonia com o Catecismo, ou revelem algumas lacunas, poder-se-á encetar a elaboração de novos, eventualmente segundo o exemplo e a ajuda de outras Conferências Episcopais que já providenciaram à sua redação.

10. Será oportuna, em colaboração com a competente Congregação para a Educação Católica, um controle da presença dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica na Ratio da formação dos futuros sacerdotes e no Curriculum dos seus estudos teológicos.

.  (Continua).

O CENTRO DE CULTURA CATÓLICA,

NA NOSSA DIOCESE DO

PORTO

O CCC programou 2012/2013 em sintonia com o Ano da Fé e com os acontecimentos que a sua abertura evoca. Às propostas habituais do Curso Básico de Teologia, do Curso Complementar de Formação de Catequistas e da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas e Músicos), juntam-se duas propostas específicas:

1) O currículo do Curso Básico de Teologia integra este ano uma disciplina sobre o II Concílio do Vaticano que, como todas as outras, também pode ser frequentada isoladamente.

2) Foi programado um ciclo de conferências sobre a Fé, estruturado a partir dos eixos fundamentais do Catecismo da Igreja Católica, com uma conferência por mês de novembro de 2012 a fevereiro de 2013.

As informações, os folhetos e os boletins de inscrição encontram-se disponíveis nos seguintes apontadores:

- Curso Básico de Teologia: Folheto; Boletim de inscrição.

- Curso Complementar de Formação de Catequistas: Folheto; Boletim de inscrição.

- Cursos de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas, Músicos para a Liturgia): Folheto; Boletim de inscrição.

As inscrições nos Curso decorrem até 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 15 às 19 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. No dia 29 de setembro, às 9.30 horas, realiza-se o teste admissão para os candidatos ao Curso de Música Litúrgica.  Os alunos que já frequentaram as aulas no ano anterior devem renovar a sua inscrição.

 Como forma de divulgação do trabalho realizado e apresentação do que podemos e queremos continuar a realizar nos âmbito da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, foi disponibilizado recentemente na página web o registo áudio de algumas das intervenções do Concerto dos alunos do Curso de Música Litúrgica, realizado em Junho passado, em Amarante. Fica o convite a passar pela página.

 Agradecendo a melhor divulgação das propostas formativas anteriormente referidas, estou disponível para os esclarecimentos necessários.

 Cumprimentos,  P. Adélio Abreu

Rua D. Manuel II, 286 | 4050-344 PORTO  -  Tel. 22 609 46 39 | Fax 22 543 07 73 

| ccc.diocese-porto.pt

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol