J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Profissão Perpétua de frei Hermano Filipe Imprimir EMail

«Sei em quem acreditei!»

 

(2 Tm 1,12)

 

A Família Franciscana está a preparar-se, em todo o mundo, para o Jubileu da Vocação Franciscana, a celebrar em 2009. Há 800 anos, em Assis, o jovem Francisco teve a ousadia de olhar – olhos nos olhos – para Jesus Cristo que, na igrejinha de São Damião, lhe aparecia glorioso e fonte de luz. Aquele olhar mudou a sua vida, na altura com o coração envolto em trevas. Mas também mudou o rumo da Igreja e da Sociedade. Porque Francisco recebeu a missão de «restaurar» a casa do Senhor. Pela vivência do Evangelho. Pelo abraço ao leproso. Pelo acolhimento a todas as pessoas e a todas as criaturas como irmãs e irmãos. Com simplicidade e alegria. Com olhos verdadeiramente baptizados.

 

800 anos depois, Jesus Cristo continua a seduzir outros jovens a segui-lo, a exemplo de Francisco e Clara de Assis.

 

Frei Hermano Filipe

 

Assim, no Domingo, dia 9 de Setembro, na Igreja da Imaculada Conceição dos Capuchinhos, no Amial (Porto), o frei Hermano Filipe celebrou a sua entrega ao Senhor, na Fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos, por todo o tempo da sua vida. Comprometeu-se publicamente a seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, com fé firme e decidida. É a chamada «Profissão Perpétua». A razão de ser desta opção está na leitura bíblica que o próprio frei Hermano proclamou na Eucaristia: «Sei em quem acreditei!» (São Paulo, na segunda carta a Timóteo, cap. 1, vers. 12).

 

«Sei em quem acreditei!» foi o refrão repetidamente cantado que penetrou nos corações e encheu a igreja. Presentes muitos Irmãos Capuchinhos das Fraternidades do Porto, de Gondomar, de Barcelos, de Fátima, de Lisboa e da Baixa da Banheira. Perscrutando e saboreando cada gesto, leitura ou símbolo estavam seus pais, Dr. José Hermano e Dª Carolina Leonor, assim como seus irmãos Carlos e Ana, sua cunhada Sónia e sua sobrinha, a pequenita Bárbara. Concelebrou também o Sr. Padre Alípio Barbosa, Pároco de Gondomar, terra onde o Hermano Filipe nasceu, foi baptizado e deu os primeiros passos no seu encontro com Jesus Cristo.

 

Frei Hermano Filipe e vista geral da assembleia durante a homilia

 

Presidiu à celebração o Ministro Provincial dos Capuchinhos em Portugal, frei Acílio Mendes. Foi utilizado, pela primeira vez, um novo Ritual, com as riquezas e características próprias da Família Franciscana, aprovado por Roma no ano 2000. Clique aqui para ver texto integral da homilia »»

 

A concluir a celebração, o frei Hermano Filipe falou a todos os participantes do seu itinerário vocacional e franciscano, destacando de modo especial a formação humana e cristã que os pais lhe deram e a alegria que sente por se ter deixado surpreender pelo Amor de Deus que o levou a deixar tudo para ficar com o único necessário, Deus e o seu Reino.

 

Depois da Profissão temporária, em 2003, o frei Hermano Filipe viveu dois anos no Porto e outros dois em Timor-Leste, sendo um dos primeiros Irmãos Capuchinhos a iniciar esta nova presença no País do Sol Nascente. Agora, o frei Hermano vai viver o quotidiano da vida fraterna com os Irmãos da Fraternidade de Barcelos, continuando os estudos teológicos na Universidade Católica de Braga.

 

Da esquerda para a direita: frei Acílio Mendes, Sr. José Hemano (Pai do frei Hermano Filipe), frei Hermano Filipe, D. Carolina Leonor (Mãe do frei frei Hermano Filipe)

 

Alegremo-nos! O frei Hermano Filipe é um DOM para os Franciscanos Capuchinhos, para a grande Família Franciscana, para toda a Igreja de Cristo e para os mais de seis biliões de irmãos e irmãos que povoam a nossa mãe e irmã Terra.

 

«Sei em quem acreditei!» é o credo que dá sentido à vida – misto de utopia, sonho, procura e conquista – de um jovem que encontrou um tesouro: ser discípulo de Cristo, amando e servindo os irmãos, ao jeito de Francisco e Clara de Assis.

 

«Louvai e bendizei a meu Senhor,

e dai-Lhe graças e servi-O com grande humildade!»

 

 

Lisboa, 13 de Setembro de 2007

frei Acílio Mendes – ofmcap.

Ministro Provincial


Retirado, com devida vénia, de:

www.capuchinhos.org/actualidade

< anterior   Seguinte >

Noticias da Actualidade

Estatísticas desde JAN/05

Visitantes: 32650846

Utilizadores Online

Temos 12 anónimos online
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol