J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
VISITA DA IMAGEM PEREGRINA A GONDOMAR - Relato para Memória futura Imprimir EMail

VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

 

Vigararia de Gondomar  -  26/27 de Abril 2016

 

 

“DONDE ME É DADO QUE VENHA TER COMIGO A MÃE DO MEU SENHOR” (Lc 1,43)

 

 

      Com este lema, a Vigararia de Gondomar recebeu em Júbilo o Ícone da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

       No dia 26 de abril, pelas 11:30h, foi recebida a Imagem na Igreja de Baguim do Monte, que tem como padroeira Nossa Senhora com a invocação do Coração de Maria. Aí , teve lugar a Celebração de Acolhimento, presidida pelo Senhor Bispo Auxiliar do Porto Dom António Augusto. Presentes todos os Párocos da Vigararia de Gondomar. e muitos fieis.

 

      De seguida, em Cortejo Solene, a Virgem foi conduzida no seu carro , escoltada pelas Corporações dos Bombeiros do Concelho de Gondomar, em grande uniforme e “com os seus melhores carros”, até à Igreja Jubilar da Vigararia de Gondomar. Aí, a Imagem Peregrina foi recebida festivamente por uma grande multidão que enchia o largo diante da Igreja. No interior da Igreja, o Andor foi colocado em local especial “À direita do Rei”- Ícone do Ano da Misericórdia.

 

Foi acolhida com cânticos e a recitação do Rosário, orientado pelos Senhores Padres Capuchinhos e Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, da Azenha.

 

      Pelas 15:00h teve lugar a Celebração da Eucaristia Solene com Anciãos e Frágeis e consagração a Nossa Senhora, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto Dom António Augusto, concelebrada pelo Vigário de Gondomar, Pe. Alípio Barbosa, Vigário Adjunto Pe. José Avelino Torres e restantes Párocos de Gondomar. A igreja estava completamente cheia e muita gente participou no exterior.

 

      A meio da tarde a Imagem Peregrina deslocou-se ao Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, escoltada pela Policia Municipal . Na passagem do Cortejo, a Imagem da Virgem deteve-se durante uns minutos na Escola Secundária e na Escola EB 2/3 de Gondomar onde recebeu a homenagem da comunidade escolar.

 

      Ao fim da tarde, após o serviço laboral, os trabalhadores fizeram a Consagração a Nossa Senhora, celebração orientada pelo Pe. Álvaro, Pároco da Foz do Sousa.

 

      O cume desta jornada, foi a Solene Procissão de Velas pelas ruas de Gondomar, impecavelmente organizada , na qual se incorporaram representantes de todas as Paróquias, com a sua Cruz Paroquial e Estandarte Mariano, todas as Coletividades de Gondomar, Ranchos Folclóricos com os seus trajes, Orfeões, Universitários trajados, Catequese da Infância, da Adolescência e Juventude, Escuteiros, Religiosos, Acólitos, Clero (Diáconos, Padres e Bispo), e a culminar o ANDOR COM A IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, seguido pelas Entidades Oficiais e uma incontável multidão de Fieis, de todas as idades e de toda a Vigararia, de velas acesas e louvando Nossa Senhora.(segundo estimativa da Câmara Municipal rondaria as 40.000 pessoas)

 A Procissão teve uma paragem simbólica na Câmara Municipal onde estava presente o Executivo e representantes de todas as Instituições e Coletividades de Gondomar, que o Senhor Bispo cumprimentou individualmente.

 

 GONDOMAR terra do OURO transformou-se nessa noite em terra de LUZ, segundo as palavras do senhor Bispo.

      Nota Importante a salientar: todo o percurso teve instalação sonora, de modo que o Coro Vicarial que orientou toda a Oração e Cânticos a partir da Igreja Jubilar, pôde ser ouvido em  todo  percurso e o povo acompanhou em uníssimo a oração do terço e os cânticos.

  O Coro foi admirável na escolha das leituras e modo de as proclamar, foi admirável na   recitação do ROSÁRIO  e na  beleza e interpretação dos cânticos  escolhidos, o que muito  contribuiu para a dignidade da caminhada  -  sendo ao mesmo tempo acessíveis para a participação da multidão. A ladainha das invocações de Nossa Senhora foi um belo momento de oração fervorosamente participada .

  ( De  salientar que, antes , durante e depois da procissão, junto da igreja e no percurso , uma equipa de médicos e enfermeiros  e outros voluntários , esteve de serviço para prevenir qualquer situação que precisasse de ajuda)

      No regresso desta Majestosa Procissão, já diante da Igreja Jubilar Vicarial, a Imagem permaneceu algum tempo em estrado preparado para o efeito, onde acolheu a homenagem

de toda a Catequese Vicarial.

Após a recitação de um poema apropriado por uma criança, as crianças -uma criança de cada paróquia , acompanhada da sua família -ofereceram  a Nossa Senhora o cesto com as flores e orações que  todas prepararam  nas  suas famílias.(1 )

 Antes de terminar esta bela noite, este acontecimento possivelmente único na vida da maioria, o Senhor Bispo proferiu algumas palavras, ouvidas atentamente por todos antes de se retirarem.

 

      Entretanto, já começado o dia seguinte, a Imagem regressou à Igreja, onde ficou durante toda a noite, acompanhada pela Oração espontânea das pessoas que aí acorreram e permaneceram durante toda a noite.

Toda a noite estiveram sempre sacerdotes disponíveis para atender as pessoas no sacramento da Reconciliação, ou atendimento espiritual.

  (Uma equipa dedicada teve sempre um chá quente e algo a acompanhar, para oferecer às pessoas que precisassem.)

 

      Ao romper do dia, teve lugar a recitação do Rosário, a que se seguiu a Celebração da Eucaristia com a qual terminou esta Visita Inolvidável da Imagem Peregrina à Vigararia de Gondomar.

      Às 08:30h do dia 27, enquanto se cantava o Adeus de Fátima, Gondomar despediu-se com emoção Daquela que “se dignou vir até nós”!

 

Escoltada pela PSP, partiu, entre cânticos, para o quartel da PSP, ALJUBE- Batalha.

 

-“Continua connosco, nosso refúgio, continua a seguir os nossos caminhos, a fazer o que tu só sabes fazer: conduzir os teus filhos ao Teu Filho, para que sejam felizes!”

                                      ………………………………………

O esplendor que rodeou esta visita deve-se sem dúvida à atração da Mãe, ao trabalho escondido de muitos, durante muito tempo e sobretudo intensamente, mas é justo salientar o imenso e incansável trabalho e zelo do Vigário de Gondomar e seu Adjunto, dos Párocos, Diáconos, estruturas laicais e todos os Leigos em geral, que trabalharam com amor, dia e noite, para que tudo fosse digno Daquela que veio ao nosso encontro: “ donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu SENHOR ?

……………………………………………………………………………………………………………

 Para lembrar esta visita e ao mesmo tempo lembrar a consagração do Concelho de Gondomar aos corações de Jesus e Maria feita há 70 anos, foi preparado  e editado um pequeno livro, denso de conteúdo, “ DONDE ME É DADO QUE VENHA TER COMIGO A MÃE DO MEU SENHOR“ - Gondomar terra consagrada há 70 anos.

Foi carinhosamente recebido e já se esgotou. Está prevista nova edição, revista e já ilustrada com imagens desta visita memorável.

 

(1)  Estas Flores entre as quais se encontram mensagens e preces à Virgem, foram depois conduzidas em cortejo pelas crianças, durante o Mês de Maria, para junto do altar de Nossa Senhora, onde ainda se encontram. Enquanto o cortejo entrava na Igreja cantavam estes versos singelos : “ São flores, são flores do coração, são alegria e ternura, são hoje a nossa Oração, aceita-as ó Virgem Pura ! ”

Posteriormente serão enviadas para o Santuário de Fátima.

        

.         Vigararia de Gondomar, 13 de Maio de 2016

Coligiram as senhoras da Comissão: F.R.e R.A.

 

https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-de-S-Cosme-de-Gondomar-172450266187252/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol